Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

OPINIÃO

A Federação Portuguesa de Futebol aprovou em assembleia geral a extinção da terceira divisão nacional de futebol.
Será uma boa opção? Na minha opinião pessoal a terceira divisão não deveria acabar, sou da opinião que se deveria fazer ajustamentos geográficos de modo a que os clubes tenham menos despesas, criar uma série Madeira como já existe a série Açores, penso que o problema todo será de organização, de todos os agentes do futebol, clubes , dirigentes, associações porque se tudo continuar na mesma estas alterações não irão trazer nada de novo ao futebol Português, pelo contrário, os clubes receberão menos apoio financeiros, passará a existir menos competitividade, irá existir mais desemprego de jogadores, treinadores e penso que alguns clubes irão acabar com o futebol sénior e quando os clubes sobem da distrital para uma segunda divisão B o choque competitivo será maior, as associações terão dificuldades em formar árbitros como já acontece para dirigir os jogos e ficarão com maiores despesas.
Também poderão existir vantagens como a maior aposta em termos de formação, uma maior competividade regional que poderá aproximar mais as pessoas do futebol, menos despesas para os clubes em todos os aspectos, isto se as associações não aproveitarem pelo facto de passarem a ter mais clubes para aumentar os encargos.
Acima de tudo penso que o problema do futebol português é de mentalidade, existe demasiados vícios que não são fáceis de desaparecer e enquanto eles não desaparecerem e os jogos de poder continuarem, o prejudicado é sempre o espectador, e os intervenientes directos.
Mas o futuro será a melhor resposta.

1 comentário:

Bruno Mourinha disse...

A minha opinião passa pela criação de 8 series na 3ª divisão: 6 no continente e uma em cada arquipelago. Cada série no continente seria composta por 3 distritos próximos geograficamente. Não faz qualquer sentido uma equipa de Évora disputar jogos em Lisboa ou uma equipa de Portalegre estar inserido numa série com clubes de Lisboa e Ilhas! Com a prometida regionalização as coisas seriam talvez mais simples e teriamos uma série por cada região e uma em cada arquipelago. A aconteceram estas mudanças, que para mim são demasiado radicais e põem em causa a continuação do futebol sénior na maioria dos clubes, no final da próxima época irão descer da 3ª divisão aos campeonatos distritais 10 equipas de cada série, sim 10! Corremos o sério risco de na época 2010/2011 termos um campeonato distrital de évora com juventude, lusitano, reguengos, vendas novas, montemor, etc. Isto no meu entender levaria a que a AFÉ, bem como outras associações a criar uma "Super Liga distrital" e 2ª divisão, hoje designada de 1ª divisão ou então 3 divisões distritais. Mas pensando nesta ultima hipotese, se já custam a chegar árbitros para os jogos de hoje como seria se esta ideia fosse realizada? outra coisa que se põe é, com a participação de clubes tão importantes da nossa AFÉ os custos, a todos os niveis, não subiriam ao invés de descerem por terem mais receitas por mais jogos?