Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 24 de março de 2009

FORMAR UM GRUPO COM OBJECTIVOS COMUNS

Cada vez mais no futebol os pormenores são importantes para se atingir o sucesso e á medida que adquirimos novos conhecimentos vamos formando as nossas ideias, por vezes nem sempre são aceites de bom grado, afinal as pessoas resistem ás mudanças ou a algo de novo porque elas vem interferir com o que já está estruturado.
Na formação de um plantel no inicio de época muitos são os factores que devemos ter em atenção e cada vez mais enquanto treinadores devemos aprofundar os conhecimentos nas diversas áreas.
Um dos factores importantes para mim na escolha de um plantel é conhecer o atleta que pretendo na minha equipa, quando digo conhecer refiro três factores principais, COMO È, COMO SE VAI INTEGRAR NO GRUPO,SE POSSUI CULTO DE EQUIPA.
Num grupo de trabalho com 20 elementos cada um terá a sua forma de ser, o seu carácter, mas terá sempre que existir coisas em comum ao grupo, os objectivos colectivos!
Dai a importânçia de conhecer o atleta, o seu lado pessoal, o seu perfil psicológico, a sua forma de estar em grupo, os seus objectivos individuais, de modo a que possamos ter um conhecimento do seu perfil para podermos sentir que esse atleta será bem aceite no grupo e que a sua integração decorrerá de forma normal!
Dando um exemplo, sabemos que existirá titulares, suplentes e jogadores que ficarão de fora, é importante saber se esse atleta aceitará essas três decisões em prol do grupo, sabemos que existe muitos que quando não jogam criam problemas, á partida esse é um foco que poderá destabilizar a coesão do grupo e uma regra minha será afastar de imediato a possibilidade de aquisição de um atleta assim.
Outro aspecto importante é saber se esse atleta cultiva o espírito de grupo, existe atletas que primeiro está o plano individual, só depois o colectivo, num grupo de trabalho com objectivos comuns, esse será um aspecto que nunca poderá acontecer, será sempre o colectivo a sobrepor-se ao aspecto individual.
Numa época longa é preciso colaborar com os outros e criar sinergias de grupo na prossecução de objectivos comuns porque apesar das diferenças de cada um, o seu modo de ser e estar terá que se enquadrar nos objectivos da equipa com regras iguais e tratamentos diferentes porque cada um tem a sua forma de reagir.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tudo bem mister?
o que fala aqui no texto é verdade e devia ser assim que devia ser pois sabemos que muitas vezes se destroi um grupo devido as maneiras de ser de alguns que se julgam diferentes!
mas mister penso que essa forma de trabalhar so pode ser por ex ao nivel da segunda divisao b, penso que a nivel distrital não será facil ate porqyue depois existe falta de jogadores e obriga os clubes a mais despesas, n concorda?
abraço

Anónimo disse...

Como dizes cada vez mais o futebol vive de pormenores e cada vez mais os treinadores se tem que preparar melhor para obter sucesso, os de sorte vivem um ou dois anos os de trabalho para sempre, cada vez mais é importante um relacionamento bom dentro do balneário, sem todos a puxar para o mesmo lado não se vai a lado nenhum.
Posso dizer que no ano passado treinei alguns dos melhores jogadores do distrito do algarve no entanto os resultados foram um desastre, o ego falou mais forte que o colectivo.
sempre sempre e cada vez mais o colectivo é que resolve, as estrelas não estao para sacrificios e cada vez mais o futebol exige jogadores com atitude e espirito de equipa!
abraço

Joao Prates, disse...

tudo bem Telmo?
penso e tenho a certeza que esta maneira de trabalhar não é so pa equipas da segunda divisão B, tambem a nivel distrital se pode trabalhar assim e essa é uma falsa questão porque será preferivel e eu prefiro ter so 15 jogadores a ter 20 e esses 5 criarem problemas e sabemos que muita vezes isso acontece porque os clubes vao nessas conversas!
Trabalhar pode-se trabalhar de forma igual, seja distritais, nacionais.
abraço

Anónimo disse...

João, comungo da tua opinião e deixo-te uma frase que coloquei no meu balneário, extraída de uma entrevista do Quique Flores, que dizia o seguinte: "Se queres entegrar um grupo e torná-lo forte, deves pensar: Tenho de falar pouco de mim, muito de todos e nada dos outros".
Fantástico, certo?
Abraço
Carlos Guerreiro

Joao Prates, disse...

tudo bem carlos!
grande frase sim senhora, diz tudo o que é preciso!
abraço

Anónimo disse...

é isso mesmo mister, uma erva daninha estraga o grupo, axo importante os aspecto de grupo e ja vi que o mister dá muita importancia nao so ao normal que os treinadores dao que é so o aspecto tactico e fisico mas voce preocupa-se tambem com outras questoes emocionais do jogador, axo que isso é muito importante.
abraço
MM