Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 21 de abril de 2009

E QUANDO SE SENTA O CRAQUE NO BANCO OU NA BANCADA?


Todos sabemos que muitas vezes deixar uma estrela no banco torna-se uma questão de discussão, seja nos grandes clubes seja nos pequenos.
Como treinador sabemos que se irá falar muito mais de um jogador com esse estatuto, e que existirão muitas opiniões, a maioria desfavoráveis.
Muitos são os motivos que podem obrigar um treinador a agir assim, ser a estrela de uma equipa de futebol implica uma serie de valores, aptidões e atitudes relacionadas com tudo o que influencie o rendimento desportivo.
Todos sabemos que existem jogadores que se acham estrelas e que pensam, e as vezes têm determinadas vantagens por esse mesmo estatuto, para mim estrela é um jogador que faça a diferença a todos os níveis, um exemplo para mim é Kaka!
Mesmo sendo um jogar que faça a diferença deve estar como todos sujeito as mesmas regras, uma estrela que dentro do modelo de clube não cumpra com as condutas estipuladas no código interno do clube, que dentro do treino o seu comportamento está fora da dinâmica do treino, tem falta de comparências a treinos, atrasos, pouca atitude perante a exigência do treino, comportamentos incorrectos com colegas, ou que então dentro da competição tenha um baixo rendimento técnico-táctico ou físico só tem um caminho que deverá ser seguindo pelo próprio respeito ao grupo de trabalho, como exemplo Adriano!
Numa situação dessas o treinador deve manter a decisão firme, poderá explicar as razões técnicas, até porque devemos estar mais próximos daqueles que perdem a titularidade, mas o mais importante é sem duvida não estabelecer diferenças em relação aos restantes jogadores, que essa estrela entenda que o tratamento que recebe é igual ao dos restantes colegas, colegas esses que de certeza receberão esse comportamento de bom agrado pois um treinador deve apenas valorizar os interesses da equipa, ou seja os colectivos, porque um treinador quer o melhor para o clube e não para um determinado atleta.

6 comentários:

Luis Manuel disse...

Carmo amigo hoje dou-me ao luxo de abrir os comentários :)
sem duvida uma questão que faz os treinadores sofrer muito, não porque não tenham a coragem para tomar essas decisoes mas porque colocar uma estrela no banco ou mesmo para a bancada vai causar grandes discusões e pressoes quer de adeptos, quer de jornalistas e muitas vezes mesmo dos dirigentes mas o mais importante é que é ai que um treinador ganha o grupo de trabalho, dou como exemplo o que aconteceu entre Paulo Bento e Liedson, Paulo Bento ganhou ai o respeito do grupo demonstrando não existir «vacas sagradas» no grupo de trabalho! eu costumo dizer que estrelas só no céu! Abraço

Carlos Rodrigues disse...

Sem duvida um bom tema! sou da opinião que não existe estrelas nem craques o que pode ser uma opinião controversa! acredito que existe jogadores com maiores capacidades fisicas-tecnicas e tacticas e a alguns falta-lhe a mental por isso nunca chegam a ser jogadores que façam a diferença, basta ver Fabio coentrão a quem a falta de mentalidade e tiques de vedeta lhe tem impedido que tenha uma carreira diferente, como o joão disse uma vez no menssenger em conversa as estrelas estão no céu e mesmo ai estão em grupo!
abraço

Ricardo disse...

as vezes sao os comportamentos de estrelaque estragam um grupo, veja-se o k Ronaldo disse na selecçao, que se os outros fizessem o k ele já fez a selecçao seria campeã do mundo, revela arrogancia e desrespeito pelos colegas, eu pg, algum jogador terá ficado contente de ouvir isto?

Dilson disse...

faz muito tempo que acompanho seu blog, amigo me disse que voce é excelente pessoa, gostava muito de poder trabalhar com você no futuro, vai pegar nalgum time esta época? da pa contactar voce por mail?
abraço

Roque disse...

a verdadeira estrela, craque é aquela que respeita os colegas com que trabalha sabendo que possui mais qualidade!

Joao Prates, disse...

Sim Dilson, podes me contactar por mail, depois falamos!
abraço