Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 9 de julho de 2009

ENTREVISTA AO CAMPEÃO DISTRITAL DA AF ÉVORA, RUI FRADINHO

Rui Fradinho foi o único totalista do União de Montemor na época que culminou com o titulo distrital o que diz da sua importância na equipa, importância essa que se reflectiu no jogo decisivo com o Estrela Vendas Novas ao defender o penalty quando poderia acontecer o empate.
Na sua carreira conta mais um titulo de seniores e outro de infantis e juvenis.
Alem do União de Montemor representou ainda o Lusitano de Évora em juniores no nacional, e o Valenças em seniores.
João Prates- Depois de no inicio de época se ter lido muitas criticas que o U.Montemor era para alguns protegidos, este titulo foi uma bofetada de luva branca a esses críticos?
Rui Fradinho- Sim,de certa forma pode ter sido uma chapada de luva branca a esses críticos,mas nós estamos habituados a essas criticas porque aqui no União todos os anos se criticam os jogadores que permanecem,as aquisições,existe uma certa má língua nesta cidade,até o jornal da terra que nos devia apoiar,esteve a época quase toda a dizer mal do mister,dos guarda-redes( mais de 20 anos que o União não tinha no seu plantel dois guarda-redes formados no clube no plantel sénior)que fazia falta mais um central,que não tínhamos avançados.E assim este titulo ainda foi mais saboroso.
João Prates- No inicio de época o titulo já era objectivo?
Rui Fradinho- Sim,desde o 1º dia de treinos o objectivo sempre foi sermos campeões,e foi essa a missão que treinadores,jogadores,departamento médico e direcção conseguimos levar a bom porto.
João Prates- Depois do empate que antecedeu o jogo decisivo com o Vendas Novas o que sentiram? que o titulo estava mais longe ou dependia apenas de vocês?
Rui Fradinho- Esse jogo foi mau demais,talvez fossemos com o pensamento no jogo seguinte,mas o Calipolense fez-nos a vida muito negra,e termos conseguido empatar não foi mau,mas penso que esse jogo é que nos deu a força para os jogos seguintes,porque a partir dai não podíamos falhar mais, a vitoria interessava nos 4 jogos que faltavam e que eram 4 jogos contra os 5 primeiros da classificação,e nesses 4 jogos finais conseguimos as 4 vitórias para sermos campeões.
João Prates- Um jogo que correu bem ao União e a ti especialmente, com a defesa do penalty que na altura daria o empate, como descreves esse momento?
Rui Fradinho- Todo o jogo em si foi um momento especial para todos,porque com um estádio cheio com cerca de duas mil pessoas,um jogo decisivo para nós,o tal mata-mata como dizia o Scolari, e vencer por 3-0 o nosso directo adversário foi um momento que nunca mais vou esquecer na minha vida.Em relação ao penalty fiz o que me competia,porque é para isso que lá esta o guarda-redes,mas naquele jogo foi uma sensação indescritível, até acho que aquele foi o momento do jogo,porque nós estávamos muito fortes no jogo e a partir daquele momento mais fortes ficamos,a partir daquele momento todos sentimos que a vitória não nos escapava naquele jogo,e que o campeonato tinha que ser nosso.
João Prates- A nova época está a chegar, quais os objectivos individuais e colectivos para esta época?
Rui Fradinho- Os meus objectivos pessoais para esta época é continuar a ajudar o União,de preferência a jogar com regularidade como esta ultima época.Os objectivos colectivos são a manutenção do União na 3º divisão nacional.
João Prates- Chegou um reforço experiente para a baliza, Cuca, como sentes essa contratação?
Rui Fradinho- É mais um elemento para ajudar o União nos objectivos propostos pelo clube, o Cuca é um grande guarda-redes, com muitos anos de futebol e vai ser bem recebido por todos nós naquela grande família.Depois em relação a quem joga só o mister Ricardo Cravo saberá,porque somos 3 guarda-redes muito bons e que tudo vão fazer para complicar a vida ao mister.
João Prates- Como tens assistido ao desenvolvimento ao nível do treino de Guarda-redes, que diferenças encontras desde que começas-te até hoje?
Rui Fradinho- Tem-se notado um desenvolvimento muito grande nesse aspecto,porque desde á 6,7 anos quase todas as equipas tem um treinador de guarda-redes,eu nas camadas jovens nunca tive um treinador de guarda-redes,o meu treino era quase sempre igual ao dos meus colegas de campo,por isso assim muito dificilmente se consegue evoluir. Aqui no União o meu colega e grande amigo Nuno Brás este ano começou a treinar todos os guarda-redes das camadas jovens e se vê uma grande evolução nos miúdos,até os miúdos andam mais motivados porque sabem que estão a aprender o que gostam.E também gostava de deixar uma palavra de apreço ao Nuno porque nós ainda somos dos poucos clubes que não temos treinador de guarda-redes no plantel sénior ele foi o "nosso" treinador durante a época e aprendi muito com ele nesta época de estreia dele como jogador-treinador de guarda-redes.
João Prates- Concordas que um Guarda-redes é hoje um dos elementos mais importante se não o mais importante dentro da equipa?
Rui Fradinho- Na minha opinião é tão importante como os outros, que nós guarda-redes não podemos errar porque isso significa logo golo na nossa baliza,enquanto todos os outros podem errar,nós não podemos,e muitas vezes não nos podemos redimir desse erro,porque se a equipa adversaria vai só uma vez á frente e nós erramos logo nessa vez que la vai,a culpa da derrota é logo do guarda-redes,temos que ser muito fortes psicologicamente e temos que saber que somos humanos e que vamos errar muitas mais vezes em prejuízo da nossa equipa,mas o futebol é mesmo assim,depois nos resta trabalhar bem durante a semana para no jogo seguinte o mister e a equipa terem confiança em nós na mesma.
João Prates- Que conselhos gostarias de deixar a quem se esta a iniciar hoje como guarda-redes?
Rui Fradinho- Trabalho.trabalho,muito trabalho porque só assim se consegue ser guarda-redes,e também ser muito forte psicologicamente,talvez neste aspecto o guarda-redes tenham que ser o ou um dos mais fortes numa equipa de futebol.
João Prates- Para terminar que palavras deixas aos leitores deste blog?
Rui Fradinho- Que continuem a ler este blog que fala muito e bem sobre futebol,e gostaria de agradecer esta entrevista ao João,e que estarei sempre disponível para ajudar no que for preciso para tornar este blog ainda maior. Se alguém tiver alguma duvida comentem que eu venho responder.Obrigado João um abraço aos leitores deste blog e ao João

1 comentário:

Anónimo disse...

O União é o Maior! boa entrevista fradinho e parabens ao gestor do blog por se ter lembrado de ti!
mereces