
O meu primeiro factor foi o mental, as reacções dos jogadores podem ser treinadas dando como ex durante o treino marcar uma falta ao contrario do que foi feita, quantas vezes os jogadores não se desconcentram em campo discutindo as decisões dos árbitros prejudicando a equipa, muitos mais factores existem que podem ser treinados a nível mental.
Outro factor e começando por trás é as reposições de bola do GR, podem ser feitas á mão ou com o pé, curtas ou longas, na lateral ou na zona central, também a desvantagem numérica se pode treinar quer na fase ofensiva quer na defensiva, quantas vezes por motivos de expulsão não ficamos com um jogador a menos, as segundas bolas ou recargas na fase ofensiva quer defensiva, em bolas paradas ou com o jogo em andamento sendo neste factor importante o posicionamento.
Outro factor que se pode treinar com diversos exercicios é a dinâmica da equipa, de forma veloz, moderada ou com variações de velocidade.
Outro factor são os lançamentos laterais, ofensivos ou defensivos, podem ser feitos de forma curta, longa, dependendo se é feio na fase 1, na fase 2 ou na fase 3, criar movimentações sistematizadas para lance ofensivo ou para fugir á marcação.
Os cantos são outro factor de treino e muitas vezes decisivos, pode-se treinar os ofensivos, defensivos, o evitar um possível contra-ataque ou preparar um contra-ataque num canto contra.
Outro aspecto que se pode treinar são as faltas, e muitas vezes temos que recorrer a elas de forma estratégica, quer ofensivas quer defensivas, conhecer as zonas do campo mais favorável para as cometer, para as sofrer, consoante as caracteristicas dos nossos jogadores, podendo depois treinar-se diferentes situações, que no sector lateral quer no central.
Outro aspecto é a forma da equipa actuar, mais dispersa, jogando com linhas mais juntas, mais em largura ou profundidade.
Também factor de treino são as agora muito faladas transições, defesa-ataque, ataque-defesa, a marcação efectuada também é algo que se treina, pode ser á zona, mista, HxH, definir a zona do campo onde se faz a pressão, se é feita ao homem da bola, em campo inteiro ou em meio campo.
A sistematização ofensiva também pode ser treinada, se é feita pelo meio, pela lateral, quantos jogadores envolvidos, preparar-se para a perda de bola, os cruzamentos também é algo que se pode treinar, se cruza de primeira quando ganha a linha, colocação dos atletas na área para receber o cruzamento sejam feitos ao primeiro poste, ao segundo, marca de penalty, ou entrada da área.
O passe é um dos factores mais importantes do jogo, sem essa qualidade não se consegue jogar, pode ser curto, longo ou com variações.
A posse de bola é outro factor e o que se deve fazer com ela, quais os seus objectivos ofensivos e defensivos ou em ataque posicional.
Outros factor e não menos importante é conhecer as caracteristicas do arbitro que podem ser uma ajuda preciosa nessa semana de treinos.
Possivelmente esqueci-me de alguns pois tudo se pode treinar no futebol, e quanto mais bem treinado se estiver mais perto da vitória se fica, fica ao vosso critério se falta algo.
6 comentários:
texto fantastico este amigo joão!
como se pode ver de uma pequena brincadeira sai algo de interessante e valioso sobre futebol!se falta algo...epa...deve faltar...não estou é a ver o que!
abraço
Grande artigo, beleza mesmo!
tal como no andebol tudo se pode treinar no futebol, é o preparador quem tem que ter essa criatividade!
LUCAS LEONARDO
Joao a nivel distrital, uma equipa que treine 3 vezes por semana é possivel realizar um trabalho assim?
Faço das minhas palavras os comentários anteriores amigo joão, contudo existe algo que se pode treinar, a mentalidade, sendo o joao estudante de psicologia do desporto penso que é algo que se pode mudar, digo eu!
abraço
Dinis Vital
Boas Pedro!
Numa equipa que treine no minimo 3 vezes por semana 90 minutos é possivel sim, com todos os atletas claro! poderá começar logo no aquecimento!
abraço
Boas Sr Dinis!
A mentalidade ou treino mental foi a minha primeira opcção :)
Em termos de mentalidade concordo consigo!
muita coisa terá que mudar no futebol mas falta gente nova com novas ideias.
abraço
Enviar um comentário