Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 18 de agosto de 2009

QUE FACTORES PODEM SER TREINAVÉIS NO FUTEBOL?

Este tema vem de uma pequena brincadeira com um amigo onde procuramos descobrir os factores que podem ser treinados no futebol quando elaboramos um plano de treino.
O meu primeiro factor foi o mental, as reacções dos jogadores podem ser treinadas dando como ex durante o treino marcar uma falta ao contrario do que foi feita, quantas vezes os jogadores não se desconcentram em campo discutindo as decisões dos árbitros prejudicando a equipa, muitos mais factores existem que podem ser treinados a nível mental.
Outro factor e começando por trás é as reposições de bola do GR, podem ser feitas á mão ou com o pé, curtas ou longas, na lateral ou na zona central, também a desvantagem numérica se pode treinar quer na fase ofensiva quer na defensiva, quantas vezes por motivos de expulsão não ficamos com um jogador a menos, as segundas bolas ou recargas na fase ofensiva quer defensiva, em bolas paradas ou com o jogo em andamento sendo neste factor importante o posicionamento.
Outro factor que se pode treinar com diversos exercicios é a dinâmica da equipa, de forma veloz, moderada ou com variações de velocidade.
Outro factor são os lançamentos laterais, ofensivos ou defensivos, podem ser feitos de forma curta, longa, dependendo se é feio na fase 1, na fase 2 ou na fase 3, criar movimentações sistematizadas para lance ofensivo ou para fugir á marcação.
Os cantos são outro factor de treino e muitas vezes decisivos, pode-se treinar os ofensivos, defensivos, o evitar um possível contra-ataque ou preparar um contra-ataque num canto contra.
Outro aspecto que se pode treinar são as faltas, e muitas vezes temos que recorrer a elas de forma estratégica, quer ofensivas quer defensivas, conhecer as zonas do campo mais favorável para as cometer, para as sofrer, consoante as caracteristicas dos nossos jogadores, podendo depois treinar-se diferentes situações, que no sector lateral quer no central.
Outro aspecto é a forma da equipa actuar, mais dispersa, jogando com linhas mais juntas, mais em largura ou profundidade.
Também factor de treino são as agora muito faladas transições, defesa-ataque, ataque-defesa, a marcação efectuada também é algo que se treina, pode ser á zona, mista, HxH, definir a zona do campo onde se faz a pressão, se é feita ao homem da bola, em campo inteiro ou em meio campo.
A sistematização ofensiva também pode ser treinada, se é feita pelo meio, pela lateral, quantos jogadores envolvidos, preparar-se para a perda de bola, os cruzamentos também é algo que se pode treinar, se cruza de primeira quando ganha a linha, colocação dos atletas na área para receber o cruzamento sejam feitos ao primeiro poste, ao segundo, marca de penalty, ou entrada da área.
O passe é um dos factores mais importantes do jogo, sem essa qualidade não se consegue jogar, pode ser curto, longo ou com variações.
A posse de bola é outro factor e o que se deve fazer com ela, quais os seus objectivos ofensivos e defensivos ou em ataque posicional.
Outros factor e não menos importante é conhecer as caracteristicas do arbitro que podem ser uma ajuda preciosa nessa semana de treinos.
Possivelmente esqueci-me de alguns pois tudo se pode treinar no futebol, e quanto mais bem treinado se estiver mais perto da vitória se fica, fica ao vosso critério se falta algo.

6 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

texto fantastico este amigo joão!
como se pode ver de uma pequena brincadeira sai algo de interessante e valioso sobre futebol!se falta algo...epa...deve faltar...não estou é a ver o que!
abraço

Anónimo disse...

Grande artigo, beleza mesmo!
tal como no andebol tudo se pode treinar no futebol, é o preparador quem tem que ter essa criatividade!

LUCAS LEONARDO

Pedro disse...

Joao a nivel distrital, uma equipa que treine 3 vezes por semana é possivel realizar um trabalho assim?

Anónimo disse...

Faço das minhas palavras os comentários anteriores amigo joão, contudo existe algo que se pode treinar, a mentalidade, sendo o joao estudante de psicologia do desporto penso que é algo que se pode mudar, digo eu!
abraço

Dinis Vital

Joao Prates, disse...

Boas Pedro!
Numa equipa que treine no minimo 3 vezes por semana 90 minutos é possivel sim, com todos os atletas claro! poderá começar logo no aquecimento!
abraço

Joao Prates, disse...

Boas Sr Dinis!
A mentalidade ou treino mental foi a minha primeira opcção :)
Em termos de mentalidade concordo consigo!
muita coisa terá que mudar no futebol mas falta gente nova com novas ideias.
abraço