Seja bem vindo ao meu espaço :)




domingo, 25 de outubro de 2009

TREINADORES OU PROFESSORES, O QUE É MELHOR PARA O JOGO?

Excelente debate e troca de ideias no Campus universitário de Almada onde se debateu o que será mais importante para o futebol, treinadores ou professores, uma frase ficou-me na mente, Manuel Sérgio, um conceituado professor que afirmou sobre Jorge Jesus que enquanto o ensino universitário não souber aproveitar estes casos para estudar e partilhar , será o ensino universitário que está errado!
Fica uma lista dos nossos treinadores de primeira liga formados via académica e não académica!

Jorge Jesus (Não)
Jesualdo Ferreira (Sim)
Paulo Bento (Não)
Manuel Machado (Sim)
Domingos Paciência (Não)
José Mota (Não)
André Vilas Boas ( Sim)
Paulo Sérgio (Não)
Van der Gaag (Não)
Ulisses Morais ( Não)
Manuel Fernandes (Não)
João C. Pereira (Sim)
Lito Vidigal ( Não)
Carlos Brito ( Não)
Augusto Inácio ( Não)
Jorge Costa (Não)

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro João tenho opinião formada sobre esse assunto, fui treinado por treinadores e por professores, prefiro claramente os treinadores não académicos, foi com eles que obtive melhores resultados e considero que é uma falsa discusão este tema e a historia o confirma! A historia de treinadores licenciados começou com Mourinho e a verdade é que quando se deu o boom de treinadores licenciados todos falharam, destes da primeira liga apenas Jesualdo e Manuel machado são consistentes mas com muita experiencia de futebol, o proprio Carvalhal de quem se esperava tanto não se consegue afirmar e o ultimo caso de Azenha nem dá para falar, basta ver a entrevista do presidente do Setubal!
Os académicos terão um tipo de conversa interessante para os dirigentes mas os jogadores querem linguagem simples porque ao contrário do que alguns académicos dfendem, o futebol é simples e a prova esta nos resultados que se observam!
abraço

Luis Romão

Anibal disse...

Para mim, o importante é os treinadores chegarem a professores, e não os professores chegarem a treinadores.

Anónimo disse...

O comentário do Anibal diz tudo, os professores formaram-se para dar aulas mas aproveitaram o futebol para ganhar mais uns trocos, na formação acredito no seu trabalho, só ai e não em todos pois a teoria muitas vezes não é aplicada a pratica e cada contexto é uma realidade e os formados apenas trazem teorias mas claro que existe qualidade como em todas as outras profissões.
Deixo uma pergunta no ar já que o gestor falou da frase do professor Manuel Sérgio, neste caso quem é o verdadeiro professor, Jorge Jesus ou Carlos Azenha?

Caramujo

Anónimo disse...

Ho caramujo eu deixo-te uma pergunta, não fosse os professores a prepararem bem os jovens achas que o Jesus ou outro qualquer faria tao bem o trabalho? sabes quantos preparadores fisicos existe na primeira liga? muitos, mas mesmo muitos! é por essa falta de visão que continuamos na cauda da europa

Carlos Guerreiro disse...

Não tem objectivamente interligação a formação académica dos treinadores com os resultados desportivos alcançados. Mourinho sim, Alex Fergunson não; Jesus não, Jesualdo sim, Guardiola não, etc etc. Haver polémicas em torno disso é puro facciosismo. Como em tudo na vida há bons e maus profissionais(ou amadores, no nosso meio). Não sendo eu licenciado em Desporto, assumo que um bom conhecimento da vertente cientifica do treino, poderá ajudar. Tal como a experiencia vivida no terreno tambem. A questão é que a parte do conhecimento poder-se-á adquirir, basta querer pesquisar, ouvir palestras, trocar experiencias, e a parte de terreno tambem. Mas pela base! O que me parece estranho é um curso superior por si só, dar entrada a alguns treinadores nas ligas profissionais, provavelmente sem terem tido o trajecto e a aprendizagem de "terreno" por bases mais baixas. Essa é a questão. Agora não há regra, como em tudo na vida! Há gente boa com e sem curso.
Abraço João

Anónimo disse...

Amigo do não amigo Caramujo!

Realmente quando se fala em Pr.,Dr. e Eng. a conversa altera-se sempre ...ou mt vezes. O que acontece é que mt dos professores são sim grandes sabedores e grandes teologos , mas na pratica falta a expressão , o cativar, a onda terra-terra e a envolvencia que é necessaria para transportar ideias e formar grandes ideias e homens.

Nem todos os mentores são os melhores praticantes...Agora uma coisa é certa, que existe muita gente a querer ganhar euros com vontade de se tornar heroi, não ha duvida.

Toda a evolução mt paciencia e acima de tudo gosto dedicação e intuição e claro sabedoria. .. não placas que identificam as pessoas com mais ou menos ...alguma coisa da vida em termos de estatuto.

Por isso é que só alguns lá chegam...pq aos outros falta a humildade de assumir que mm sendo prof...não tem obrigatoriamente que saber ...tudo e melhor

Anónimo disse...

Ho caro anonimo das 14:57 não vou entrar nessa discussão porque como o Carlos Guerreiro aqui disse essa discusão não existe, o trabalho é a melhor resposta mas não deixo de confirmar o que tu afirmas-te, preparadores fisicos existe realmente muito, PREPARADORES!! o que é claramente diferente de treinador certo?
quanto a minha falta de visão...enfim...não merece comentários!

Caramujo

Anónimo disse...

Caro Caramujo, a diferença entre professores e não professores viu-se ontem, Jesus um soberbo inculto, Manuel Machado um senhor

Diogo de Melo disse...

Penso que todos sabem que quem só de futebol sabe, de futebol nada sabe! Na minha opiniao a ideia de recorrer ao tradicional curso de E.Fisica para seguir carreira de treinador é errado! Onde se aprende muito, de muito pouco! Acho que se deve obter o conhecimente de outras áreas!