Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 27 de outubro de 2009

E QUANDO SE SOMA DERROTAS SEGUIDAS?

Este é sempre um dos momentos delicados na carreira de um treinador, jogadores, dirigentes, equipa médica, roupeiro, tratador da relva, adeptos, incluo todos estes porque para mim estar ao serviço de um clube será estar sempre em equipa, todos ganhamos, todos perdemos e cada um destes elementos viverá o momento de forma diferente.
Nós treinadores e jogadores devemos vive-lo de forma realista e aberta pois mais que ninguém a nossa dor é maior, é o nosso trabalho que está em causa, a nossa dignidade.
Como treinador e porque estou no mesmo barco gosto de ouvir as opiniões dos meus jogadores, eles não são maquinas comandadas e tem direito a expressar as suas opiniões mesmo sabendo que as decisões serão sempre minhas.
Nestas situações negativas o dialogo é extremamente importante, temos que dialogar sobre as coisas que não estão bem, mas falar das coisas positivas é importante, transmitir confiança é necessário.
Será também necessário redefinir objectivos, objectivos realistas que possamos alcançar, se já não pontuo á três jogos vamos criar um desafio de conseguir pelos menos 1 ponto no próximo jogo! pode parecer pouco...mas o objectivo terá que ser sempre realista e conquistar esse ponto será já uma pequena vitória e um ganho importante de confiança para a equipa.
Manter a equipa unida, concentrada nos novos objectivos será um trabalho do treinador, jogador que já não se sinta integrado nesse objectivo, que já não tenha motivação para lutar, não poderá continuar!
Ao nível do treino como disse atrás, é importante a criação de exercícios que levem o jogador a ganhar confiança, a sentir-se moralizado, exercícios demasiado complexos nesta fase...definitivamente não!
«TODOS NA VIDA CAÍMOS UM DIA, O IMPORTANTE É REAGIRMOS E TER VONTADE DE SUPERAR ESSA QUEDA»

4 comentários:

Anónimo disse...

Mister estas frases que coloca nos seus textos são suas?

Joao Prates, disse...

Boas, sim, são minhas!
abraço

Anónimo disse...

Este texto é um pouco do que tens pela frente em montemor, muda a seta da queda para a distrital para a subida da classificaçã0

Diogo de Melo disse...

"Para nos levantar-mos para o sucesso, primeiro precisamos de cair"