Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 10 de novembro de 2009

VALE A PENA PLANEAR E TREINAR COMBINAÇÕES OFENSIVAS?

Quando se conversa de futebol, as conversas são como as cerejas e vem a baila sempre mais um tema dedicado ao treino onde cada um tem a sua opinião.
Será que vale a pena treinar aquelas combinações tácticas ofensivas muito bonitas, normalmente feito sem oposição?
Na minha opinião não, devemos sim definir algumas ideias de jogo ofensivas.
Em situação ofensiva defendo que devemos dar liberdade criativa aos jogadores pois o inesperado é mais difícil de prever e de defender para a equipa adversária, a única coisa que exijo é que a equipa se mantenha equilibrada de modo a reagir á perca de bola.
Defendo esta opinião porque apesar do exercício bonito e bem esquematizado no treino essas situações raramente acontecem em jogo porque existe o adversário e o futebol não é tão linear assim.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas João! Talvez o 1º tema em que não concorde 100% contigo. As combinações ofensivas sem oposição poderão ter de positivo obrigar a equipa a definir zonas de passe, a construir rotinas que como é lógico em jogo não têm de ser lineares e sempre por o mesmo corredor de jogo. Mas se, exemplo, educares os laterais a sairem a jogar pelo ala ou pelo médio interior, mais facilmente em jogo ele procura esses espaços de entrada da bola, treinando depois como é lógico, com oposição. Acredito na imprevesibilidade do futebol, mas tambem que há rotinas, principalmente na 1ª fase de construção, que possam estar cimentadas. O próprio jogo e a situação do momento depois indica se as podemos aplicar, ou não.
Abraço e acredito no 1º triunfo do GUS já depois desta benéfica paragem!

Carlos Rodrigues disse...

Boas João
depois de algum tempo sem escrever aqui mas como sabes o futebol ocupa muito tempo nas nossas vida e as vezes é escasso.
Desejo-te boa sorte no União e pelo que ouvi aqui nos comentários em Faro voces tiveram muito bem e mereciam sair com pontos mas o futebol é mesmo assim.
quanto a texto concordo contigo, sem oposição é tudo facil mas depois as jogadas no jogo como dizes raramente acontecem, acho que devemos dar liberdades aos jogadores de criarem as jogadas ofensivas.
abraço