Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 8 de abril de 2010

ENTREVISTA A NELSON SABARIGO

Nelson Sabarigo foi treinador do Outeiro, da 1ª divisão distrital de Évora, licenciado em E.física, actualmente no mestrado em treino desportivo e a estagiar no U.Montemor, fala de uma realidade diferente do futebol, onde se aprende imenso enquanto treinador-gestor de recursos, o futebol distrital no seu estado mais puro, onde o mais importante é a amizade.


João Prates- Como surgiu a possibilidade de treinar o Outeiro?
Nelson sabarigo- após o termino da época transacta e de acordo com os resultados desportivos obtidos , foi necessário realizar uma mudança a nível técnico no clube, como antigo jogador e conhecedor da realidade do clube a direcção endereçou-me o convite para liderar a equipa técnica, o qual depois de ponderar aceitei de bom grado.
João Prates- O que te levou a aceitar este desafio? foi o teu primeiro enquanto treinador?
Nelson Sabarigo- Foi precisamente as circunstâncias e o momento que rodeavam e envolviam o clube, sabia de antemão e tinha a noção que seria o meu maior desafio até ao momento, como gosto de dificuldades e essas mesmas oferecem-me enorme prazer em superar contemplei esta oportunidade como um ciclo do qual tinha e deveria de fazer parte.
Sim, de facto foi o meu primeiro ano como treinador e logo como treinador principal.
João Prates- A época decorreu dentro daquilo que esperavas?
Nelson Sabarigo- sinceramente após o finalizar da época fica um claro sabor amargo, poderíamos e devíamos ter alcançado mais e melhores prestações, embora quando um grupo não treina durante meia temporada seja difícil pedir mais e melhor a um trabalho colectivo. A nível qualitativo a equipa não tinha muitas soluções, já para não falar a nível quantitativo, salvo raras excepções apresentávamos-nos geralmente nos jogos com 11/12 atletas, metade dos quais jogámos com um guarda redes improvisado, o que é lamentável quando a equipa tinha dois g.redes inscritos, mas pelas mais variadas razoes não foi possível contar com os seus contributos.
No inicio da temporada tínhamos como objectivo realizar um maior numero de pontos que a anterior época, conseguimos, tendo um campeonato com menos quatro partidas que o transacto foi positivo; passámos uma eliminatória da taça de Évora, o que também não sucedia alguns anos. Dadas as circunstancias não foi uma época negativa, mas fica claramente a sensação de que se eventualmente trabalhássemos semanalmente ate ao término do campeonato maior seria a nossa felicidade no final.
João Prates- Quais foram as tuas principais dificuldades?
Nelson Sabarigo- inicialmente foi a adaptação dos jogadores aos treinos, os métodos de treino diferiram dos quais estavam habituados, a metodologia empregue foi difícil de assimilar, bem como o numero de treinos semanais.
Começamos a época a realizar três treinos semanais, em campos emprestados, visto que o nosso estava em obras de melhoramento, o que também dificultou o nosso trabalho. Somente um dia, máximo dois dias tínhamos a exactidão ou a confirmação do local de treino o que por si só veio trazer transtornos e inúmeras dificuldades aos procedimentos que inicialmente a equipa técnica tinha planeado.
No inicio de época não obtivemos bons resultados, salvo a passagem para a segunda eliminatória da taça, a meio da temporada em meados de Janeiro e após empates com canaviais e alcaçovense e vitoria contra o cortiço pura e simplesmente deixámos de treinar, só 5/6 atletas disponibilizavam-se para treinar e os restantes devido ao frio ou chuva não estavam disponíveis para tal, o que é de lamentar e que deu azo a uma parte final de época sofrível.
Uma outra dificuldade com que deparei foi o simples facto da maioria dos atletas não conseguirem distinguir a faceta de treinador com a do amigo, a maior parte dos atletas que estavam no plantel são amigos de longa data, e em algumas ocasiões, inconsciente ou conscientemente, não conseguiram diferenciar ou distinguir essas duas facetas.
Apesar de alguns resultados negativos, sempre que os jogos terminavam um encontro, independentemente das divergências que ocorriam dentro de campo entre jogadores, a amizade vinha ao de cima, imperava o respeito, confraternizar e debatendo as ocorrências salutarmente acalentava um sentimento de felicidade dentro do grupo.
Mas apesar de tudo existiu se assim se pode dizer, amadorismo a mais num clube amador.
João Prates- Que aspectos positivos tiras desta época?
Nelson sabarigo- Sem duvida alguma a aprendizagem que consegui extrair com todas estas adversidades, muitas lições presenciei e muitas ilações retirei, foi uma época de grande enriquecimento individual.
João Prates- O que pensas que pode ser feito para melhorar a competividade do futebol do distrito de Évora e Alentejano no geral?
Nelson Sabarigo- Na minha opinião existe bastante competitividade no distrito (nivelada por cima ou por baixo fica ao critério de cada um), basta ver a classificação dos diversos campeonatos seniores, excepção feita ao Estrela de Vendas Novas, que devido ao facto de possuir meios financeiros e um espaço físico de fazer inveja consegue competir com diferentes armas, as quais os restantes clubes não possuem, devido ao seu forte investimento obtêm os seus dividendos, embora nem sempre investimento seja igual a retorno.
Se tivermos em linha de conta que a nível nacional a nossa região, o Alentejo, não esta representada nas primeiras ligas nacionais uma profunda reflexão e analise deveria ser tomada em conta, quais as razoes para tal? Quem rege e quem possui competências no domínio do futebol distrital deveria ser a ponte e a alavanca para novamente conseguirmos ter representantes que elevassem a nossa região ao mais alto nível no panorama do futebol nacional, sinceramente tenho saudades de ir visitar campo maior.
Quem conseguir criar as melhores bases, sólidos alicerces relativamente ás camadas jovens futuramente obterá os maiores dividendos que o futebol pode oferecer.
João Prates-Quais são para ti os treinadores que te servem de referencia?
Nelson Sabarigo- Manuel Machado, pela sua postura enquanto treinador e como homem, externamente Guardiola, possui excelentes jogadores mas essencialmente possui uma grande equipa.
João Prates- Em termos de objectivos pessoais futuros dentro do futebol, quais são?
Nelson Sabarigo- Aprender cada vez mais o fenómeno futebol, desenvolver as minhas competências e aperfeiçoa-las a cada dia são os meus principais objectivos e metas alcançar.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar ao leitores deste blogue?
Nelson Sabarigo- continuem a desfrutarem deste espaço, um blogue com visita obrigatória para os amantes do futebol, espaço único que transmite e compartilha com todos nós os mais variados domínios que estão inerentes ao fenómeno desportivo.
Continua com toda a força que ate ao momento tens demonstrado, estas de parabéns pelo que tens conseguido e realizado.
Um grande abraço.


Sem comentários: