Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 6 de abril de 2010

TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL

Quantas vezes estamos na bancada e criticamos um jogador porque errou um passe fácil, segurou demasiado tempo a bola até a perder, ou tomou a decisão de ir para cima de três jogadores e perder a bola quando tinha linhas de passe abertas?
Isto é a tomada de decisão no futebol, e que defina os jogadores banais e os de grande qualidade.
A tomada de decisão é uma das mais importantes capacidades que um atleta deve ter, é fundamental no futebol na organização do jogo, essa qualidade e rapidez que os leva a decidir jogadas são muitas vezes fundamentais á equipa.
Essas tomadas de decisão são tomadas sobre diversos factores como o conhecimento do jogo, posições dos jogadores e objectivos desses mesmos jogadores, a habilidade especifica e a experiência na competição.
Os anos de pratica onde se acumula experiência é importante, leva a que os atletas tomem melhores decisões, contudo também é um factor que se treina.
Esse treino tem que ser sempre próximo daquilo que é o jogo, do ambiente, e dos factores que o envolvem, estimular a criatividade e leva-los a pensar naquilo que hão-de fazer para atingir determinado objectivo é o mais indicado, ser os próprios atletas a descobrir o seu caminho.
Os factores motivacionais e cognitivos são muito importantes para atingir esses objectivos, a capacidade de resistir á pressão é importante na hora de decidir, por isso existe diferenças entre jogadores de treino e jogadores de jogos.

3 comentários:

Anónimo disse...

bom dia João!
A tomada de decisão super importante no futebol, Javi Garcia é um bom exemplo no futebol portugues, tal como Fernando, jogadores que sobre pressao adversaria ou não, passe curto ou longo decidem bem e rapido, a bola com eles sai logo da zona de pressao, contudo treinar e motivar atletas com menos nivel a faze-lo não deve ser facil. abraço

Vitor Teles

Anónimo disse...

João tenho estado atento a carreia da sua equipa e quero dar-lhe os parabens pelo que tem conseguido e de certeza que poderá chegar mais longe no futebol.
estas tomadas de decisão que fala podem ser treinadas de que forma? ao realizar treinos pre-sistematizados com jogadas combinadas não está a tirar essa tomada de decisão?
abraço

Joao Prates, disse...

Bom dia caro anonimo.
Obrigado por acompanhar o nosso percurso. Quanto ao ser treinadas...existem muitas formas de o fazer, estimular a criatividade é uma, pode criar exercicios em que diz apenas o objectivo, cabe ao jogador descobrir o caminho, em espaços reduzidos aumenta a rapidez da decisão, mas os exercicios é como as batatas, semeamos e nescem muitos, o principal é saber o objectivo que se pretende.
abraço