Seja bem vindo ao meu espaço :)




sexta-feira, 28 de maio de 2010

ENTREVISTA A PEDRO VALIDO, UM DOS CAMPEÕES DO MUNDO DE RIADE EM 1989

Foi no dia 3 de Março de 1989 que Portugal foi pela primeira vez campeão do Mundo de juniores, nesse dia como qualquer jovem colei-me a televisão para ver a nossa selecção, Abel Silva e Jorge Couto fizeram-me saltar e chorar de alegria ao marcarem os golos da nossa selecção, um momento que nunca esquecerei tal a importância que teve para mim.
Nessa selecção pontificava um central de grande categoria, Pedro Valido, que fez os seis jogos da selecção em Riade, um jovem que viu o seu caminho no Benfica tapado por Mozer, Ricardo Gomes e Aldair, verdadeiros monstros do futebol mundial, Valido fez contudo uma carreira condizente com o seu valor, hoje é treinador dos iniciados do seu clube de sempre, o SL Benfica e também comentador da Benfica TV, fui recordar com ele o passado com 21 anos de existência mas de certeza inesquecivel para todos os que assistimos ao mundial.

João Prates- 21 anos depois, e olhando para trás, como foi conquistar o primeiro titulo mundial para Portugal?
Pedro Valido- Foi um momento único e marcante que vai durar para toda a vida.Foi erguer o nome de Portugal bem alto foi abrir de portas para os jovens foi o alterar de mentalidades em Portugal na altura era extremamente difícil um jovem jogador vindo do futebol de formação conseguir ter uma oportunidade no futebol profissional. A partir daí foi o aparecimento de uma geração de ouro das melhores de sempre do futebol português que ficará para sempre na historia.
João Prates- Portugal tinha grandes jogadores, era uma selecção forte, que factores consideras terem sido importantes para a conquista do titulo?
Pedro Valido- Selecção recheada de grandes jogadores que funcionava como uma verdadeira família, eramos muito fortes colectivamente apresentávamos uma enorme maturidade tacticamente perfeitos existia muito crer muita ambição muita humildade e éramos uma equipa de muito trabalho dentro de campo.
João Prates- Como era Carlos Queiroz na altura?
Pedro Valido- O nosso formador o treinador que nos deu toda uma educação desportiva para sermos uns verdadeiros campeões tanto na vida pessoal como na vida profissional. já na altura os seus métodos eram muito evoluídos quer a nível táctico estratégico físico ou pedagógico foram enormes bases mesmo para hoje para a vertente que desempenho que e na área do treino na formação do sport Lisboa e Benfica, sub 15, iniciados A
João Prates- Passados 21 anos, achas que esse titulo abriu a porta a aposta em jovens portugueses ou foi apenas momentânea?
Pedro Valido- Abriu claramente as portas aos nossos jovens jogadores sem duvida nenhuma seja no passado ou no presente o produto formação e visto com outros olhos.
João Prates- Alguns desses elementos fizeram carreiras de grande sucesso, outros passaram ao lado de uma grande carreira, faltou sorte ou oportunidades para terem também carreiras de sucesso?
Pedro Valido-Não era possível o mesmo trajecto para todos uns tiveram mais aposta e oportunidades que outros orgulho me daqueles que conseguiram fazer grandes carreiras e terem representado grandes clubes europeus no meu plano pessoal também tenho que me orgulhar daquilo que fiz sabendo que poderia ter ido muito mais longe mas uma carreira de profissional de futebol não depende de nós existem muitos factores e muitas condicionantes.
João Prates- Com Mozer, Ricardo, Aldair no plantel do Benfica na altura, a tua afirmação era difícil, mas esperavas ter feito uma carreira diferente no Benfica?
Pedro Valido- Obviamente que sim pelo valor que tinha e a capacidade que possuía foi uma questão de aposta e de oportunidades que tive pouco mesmo depois desses jogadores terem saído do Benfica
João Prates- Que treinadores te marcaram mais?
Pedro Valido- Todos uns pela positiva outros pela negativa era deselegante da minha parte mencionar nomes poderia me esquecer de alguém.
João Prates- No presente és treinador dos iniciados do Benfica, em termos de futuro que objectivos tens?
Pedro Valido- Sempre evoluir para se ter sempre capacidade de resposta as situações que se vão deparando seja no treino ou seja no jogo gosto de estar nas coisas e ter capacidade e competência para as desenvolver seja qual for o meu papel dentro do sport Lisboa e Benfica estou no clube do meu coração o clube que me formou o clube que me da oportunidade de trabalhar por isso nunca deixar fugir oportunidades e nunca falhar com quem aposta em nós e neste momento o objectivo e ser campeão nacional de iniciados.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
Pedro Valido-Visitem o blogue com frequência porque apresenta muita qualidade ao nível da informação.









Sem comentários: