Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 18 de maio de 2010

RAZÂO / EMOÇÂO

Este tema tem a ver com as recentes declarações de Mantorras a exigir respeito ao Benfica.
Na minha opinião Mantorras está a confundir aspectos que nunca devem estar juntos numa profissão, razão e emoção.
Numa profissão como o futebol, que o objectivo principal é ganhar, as escolhas terão que ser feitas com profissionalismo.
Seja em que plantel for, os critérios de escolha desse plantel ou dos 18 convocados deve sempre ser feita com profissionalismo e com respeito pela equipa.
Amizade, favores, emoções tem que ficar de fora dessas opções, o mais importante é sempre a equipa.
Como diz Medeiros, meu adjunto no U.Montemor, a razão para um jogador que não é opção, continuar no plantel, nunca poderá ser a de fazer um bom ambiente num balneário, para isso contrata-se um palhaço!
Reparto esta ideia com ele, para se pertencer a um plantel, o primeiro critério é o das qualidades futebolisticas, a sua capacidade para a pratica da modalidade e ser um valor a acrescentar á qualidade colectiva da equipa, esta terá que ser a principal opção, o profissionalismo terá que ser o primeiro factor.
Quando a emoção fala primeiro, não estamos a ser bons profissionais, e num desporto em que o objectivo é ganhar, se o fizermos pelo lado da emoção estamos mais próximos de falhar e de prejudicar quem está a ser profissional, por mais que nos custe tomar uma decisão, ela deverá ser sempre tomada pela razão, pelo profissionalismo, por isso estou de acordo com Jorge Jesus neste caso, era o ultimo jogo, o titulo ainda em discussão e ele escolheu os melhores e ponto final.
Claro que não esqueço o lado humano, o respeito pela pessoa, e será esse mesmo respeito que me leva a falar com jogadores e explicar qualquer situação, mas essa situação nunca poderá ser comandada pela emoção.

2 comentários:

nando disse...

Bom trabalho no união.

Força.

Pedro Monteiro disse...

Bom dia João!
O Mantorras é um caso especial, poderia ser um grande jogador, dos melhores do mundo, mas que o proprio benfica e a sua equipa medica destrui e esta a sentir a sua revolta porque Jesus não conta com ele e Mantorras na sua ilusão ainda se acha em condições de jogar ao mais alto nivel, foram declarações infelizes.
Sobre o tema concordo contigo, se um treinador faz a equipa ou o plantel por amizades não esta a ser profissional e será o primeiro a pagar!
Tenho acompanhado a sua pretação no União de Montemor e fez um grande trajecto, espero que consiga a manutenção porque pela recuperação espectacular que fizeram a merecem!
abraço