Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 27 de julho de 2010

PRESIDENTE-TREINADOR, QUEM CONSTROI O PLANTEL?




Este é mais um tema sensível no futebol, quem constrói o plantel? o treinador ou o presidente?
Quem treina é o treinador, quem dirige é o presidente.
Na minha opinião o plantel terá de ser construído pelo treinador até porque será sobre ele que recai a responsabilidade dos resultados, contudo essa construção deverá ser feita mediante o orçamento financeiro disponível pelo presidente.
A escolha dos jogadores deverá ser da responsabilidade do treinador porque se não que responsabilidade terá um treinador se não construi o plantel? Por vezes sabemos que as coisas funcionam ao contrario como se viu no Leiria e noutros casos mas numa estrutura profissional cada um tem as suas funções e neste caso parece ser fácil saber as responsabilidades de cada um.

1 comentário:

JG disse...

Concordo com a opinião de o treinador ter a responsabilidade em construir a equipa, no entanto... Temos que ter em consideração o ponto de vista financeiro, pois os clubes têm sempre limitações nesses aspectos, não sendo só o valor que é pago para adquirir o jogador a ter em conta, como também o salário como futuras opções (o jogador é novo assim poderá evoluir e obter lucro pela transferência futura, já tem uma certa idade e provavelmente vai deixar de jogar após 1 ou 2 épocas). Na saída de jogadores também verificamos essa problemática, pois o clube pretende sempre obter dinheiro, vendendo-se jogadores que por vezes o treinador preferia manter.