Seja bem vindo ao meu espaço :)




sexta-feira, 29 de outubro de 2010

UM ANO DEPOIS......




As datas de acontecimentos especiais fazem sempre parte das nossas vidas, faz precisamente hoje um ano que surgiu aquela oportunidade que todos precisamos na vida, faz hoje um ano que dei o 1 treino no estádio 1ºMaio, ao serviço do União de Montemor.
Na altura muitos me disseram que não era a equipa indicada para me iniciar como treinador principal em provas nacionais derivado a situação da equipa, ultimo lugar, sem qualquer ponto.
Contudo, a vida de um treinador dependerá sempre dos resultados e estou preparado para esse factor, é e será sempre uma profissão de risco e não me assusta, na nossa vida teremos que ser competitivos para vencer.
E esta era a oportunidade que desejava e que não podia recusar, um clube histórico do Alentejo, do Pais, era uma oportunidade única para quem está a começar e é um desconhecido no futebol e sabendo das dificuldades nem olhei para trás e aceitei sem qualquer duvida porque acredito muito naquilo que quero e tenho a certeza que com trabalho, humildade e competência os resultados terão que sempre existir.
Hoje passado um ano, revejo com grande felicidade o nosso trajecto que culminou com a manutenção na ultima jornada em Quarteira e com o cumprimento do objectivo do clube, garantir a manutenção.
Para alguns poderá soar a lamechas :), mas passado este ano, que para mim muito significou na minha vida em todos os aspectos, tenho que agradecer a quem apostou em mim, o primeiro agradecimento vai para a direcção do Grupo União sport pela coragem de apostar em alguém que se estava a iniciar e é um desconhecido, aos nossos massagistas e roupeiros pela disponibilidade da ajuda, depois para aquelas pessoas que estão mais próximas e que são sempre o meu amparo, minha mãe, meu pai que estará sempre comigo, namorada, afilhado, Prima Fernanda, Gonçalo, Mary, André, depois aos amigos com quem falamos de futebol, de situações e esses sem referir nomes sabem quem são! Agradeço também aos adeptos, aos sócios e á claque, todos importantes no apoio que nos dão e que desejo que nos continuem a apoiar. Um agradecimento especial também ao Zé Carlos e ao Medeiros que repartiram comigo o nosso trabalho e confesso que as vezes não é fácil aturarem-me! :)
Uma palavra também para aqueles que anonimamente quando um jogo nos corre mal vem aqui tentar criticar, destruir, fazer ataques pessoais de forma cobarde escondidos no anonimato, para esses só tenho a dizer que o meu caminho é construído por mim, e que esse caminho é feito na calçada de cara levantada e não pelas sarjetas onde os ratos se escondem.
E por fim, aqueles que são mais importantes para mim e que mesmo sendo duro muitas vezes, é aqueles para quem quero o melhor e que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do Grupo União Sport, OS JOGADORES! são eles a alma do futebol e sem eles nada seria possível e felizmente conheci atletas dedicados, com ambição de aprender e vencer, grandes jogadores, mas sobretudo, GRANDES HOMENS! E só eles sabem o quanto trabalharam, os sacrifícios que fizeram para atingir o que atingimos, a eles o meus profundo obrigado!
Quanto ao futuro, sei que ele terá muitas curvas, que será preciso lutar bastante para conseguirmos aquilo que desejamos e num campeonato que será muito difícil, competitivo e equilibrado, a única coisa que prometo é empenho no trabalho para conseguirmos de novo deixar os nosso nome gravado na historia do clube!









9 comentários:

Fatima Espadaneira disse...

...Como disse Gandhi..."A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.."

È essa força interior e a forma como a transformamos em acções que torna as pessoas diferentes...e mais abeis e aptas para as diferentes areas...:)
...Porque os momentos têm os seus capitulos...etapas...e degraus...e ...nem sempre com todos os condimentos e resultados que gostariamos...mas...porque saber entender e aprender com eles é ...subir mais um degrau no objectivo traçado ...:)

Tens...!!

Continuação de bons momentos vivenciados...:)

Fica Bem...
Fatima Espadaneira

MJR disse...

Um grande abraço João por este primeiro ano ao leme do meu União, que desejo ser apenas o primeiro de muitos, apesar de toda a impervisibilidade do futebol.

Acredita que quando chegastes, como desconhecido que eras de toda a gente, todos nós franzimos o sobrolho e tivemos as nossas dúvidas, mais a mais num momento de angústia como aquele que passavamos no momento.

Um ano depois, muitas batalhas cumpridas, muito sofrimento, muita alegria, muitas lágrimas, digo-te apenas que é um orgulho contar com o teu trabalho competente e sério, ao leme do enorme G.U.S., de alguém que adora aquilo que faz e que já deu provas de atributos que muitos não têm.

A nossa convivência, respeitando sempre as diferentes áreas de trabalho, tem-se pautado por um respeito mútuo, como não podia deixar de ser, mas alicerçada em fortes laços de amizade que têm crescido de forma espontânea e natural, mas pura e sincera.

Desejo-te apenas todo o êxito do mundo, porque o teu sucesso neste clube fará sempre a minha felicidade desportiva.

E, naturalmente, irei lá estar, para partilhar, narrar, fotografar, saborear e vibrar, com todos os momentos, dos treinos aos jogos em que perseguimos os nossos sonhos.

Força UNIÃO, Obrigado JOÃO.

MJR

nando disse...

É por estas palavras...e muito mais...que te admiro, sou teu fã.

Bem dita a hora que vieste para o União, João Prates e Zé Carlos fazem uma dupla fantástica, decerteza que vão fazer um campeonato tranquilo.

Parabéns por este ano, e que venham mais.

Filipe disse...

Caro amigo Prates
A primeira coisa que faço a segunda-feira e ver no jornal o resultado do seu Montemor, esteve apenas 2 meses connosco mas deixou marcas, pela sua forma de ser, de estar, pela exigência que coloca no seu trabalho e o que fez aqui em dois meses que foi colocar miúdos que ainda nem se conheciam a jogar futebol com a qualidade que jogavam fez-nos logo ver que estávamos perante alguém com valor.
Tivemos pena que tivesse ido embora mas a competição sempre foi o seu objectivo mas esta casa continua aberta se um dia iniciarmos o futebol sénior.
Um grande abraço de todos nos, dirigentes, miúdos e da Dona Joana e continuamos a espera da sua visita!
Grande abraço

Anónimo disse...

MOMENTOS INESQUECIVEIS,ESTANDO LÁ TAMBÉM,AO REVER VÊM-ME LÁGRIMAS AOS OLHOS,LINDO LINDO LINDO...
V. VIEIRA

Joao Prates, disse...

Um grande abraço a todos e cá continuamos na luta!

Anónimo disse...

grande mister, grande homem, trabalhador e competente, fez-nos ver que a vida existe até ao ultimo suspiro, ENORMES 1º ANO, só ao alcançe de pessoas mentalmente muito fortes, seguro das suas ideias não abana com o vento, conversas de café são para reciclar você é o mister você decide e não é qualquer veneno que o consegue derrubar. MISTER amanhã-hoje hoje temos mais uma das 27 batalhas que faltam. é com muito gosto que o vejo como treinador do meu união. que esteja cá pelo menos até ao centenário.
UM ABRAÇO AMIGO.

Unionista disse...

Já tudo foi dito, por isso, apenas quero agradecer a exigência e empenho com que trabalhas e inspiras a trabalhar. Podes contar sempre comigo! Obrigado por tudo!

Paulo Canas

ANTIGAS GLÓRIAS ALGARVIAS E ALENTEJANAS disse...

Antigas glorias do União aqui:

http://algarvalentejo.blogspot.com/