Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DA BASE AO TOPO


O futuro começa-se a preparar ontem, uma frase de um treinador com o qual trabalhei e cada vez lhe dou mais razão ao nivel da formação.
O futuro de um clube com menos meios financeiros, principalmente aqueles do interior que é o caso do nosso Alentejo, depende muito daquilo que é feito no seu trabalho de base para quando os atletas atingirem o escalão sénior possam estar identificados com a cultura do clube e não sentirem tanto a diferença na mudança de escalão o que infelizmente ainda acontece.
Para isso deveria ser construído um modelo de jogo e um modelo de treino comum ao futebol sénior, mas aqui alerto para a necessidade de ser o próprio clube a cria-lo porque quando se muda de treinador ao nível sénior, as opiniões mudam, deve ser o próprio clube a criar o seu modelo de jogo e ser-lhe fiel.
Este será sempre um projecto a longo prazo mas que de certeza trará frutos no futuro e para isso acontecer será preciso paciência e uma grande organização.
O que se passa na maioria das vezes é que os clubes não tem um modelo de formação e cada treinador implementa as suas ideias e o único aspecto positivo que encontro neste aspecto, é a diversidade de métodos que as crianças encontram na sua formação que também é benéfico, contudo existe mais aspectos negativos que positivos e prejudiciais a formação dos mesmos.
Na minha opinião o clube deveria criar um modelo de formação, em que cada técnico tendo liberdade para criar os exercícios deveriam trabalhar os conteúdos e a forma de treinar que o clube quer ver treinada, isto em todos os escalões até se chegar a sénior.
Quantas vezes chegamos a um plantel sénior e observamos jogadores muito limitados tecnicamente, eu pergunto, será que esse atleta foi bem treinado na sua formação como atleta?
A resposta dele poderá ser na minha altura era pontapé para a frente...e a verdade é que continua a acontecer vendo-se depois as dificuldades destes atletas á medida que sobem de nível.
Para formar é preciso paciência, capacidade de entender e sobretudo gostar daquilo que se faz!

«Aquilo que somos no futuro, será aquilo que aprendemos no passado»

2 comentários:

Anónimo disse...

João tu e a tua equipa são mesmo profissional de futebol ou é só um "hobie"?

abraço bom ano

Joao Prates, disse...

Hobie nunca seria! profissionais no campo, amadores nas regalias!
Igualmente