Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 1 de março de 2011

JOGA-SE COMO SE TREINA,LOGO, TREINA-SE COMO SE JOGA

Quantas vezes não ouvimos já falar que se deve treinar como se joga, logo e naturalmente devemos jogar como treinamos.
Devemos ter em conta no treino a intensidade, agressividade, estar emocionalmente envolvido e dentro da tarefa de ajudar a equipa em que está a vencer.
Claro que existe limitações ao nível do treino para criar a realidade do jogo, mas podemos criar objectivos e a competitividade inerentes ao jogo.
Fazer do treino uma competição com elevados níveis de intensidade e exigência é um modo de preparar o jogador para o jogo, sendo importante aqui a compreensão do atleta para o entendimento daquilo que se quer treinar e que muitas vezes não acontece, devido em maior parte a falta de formação e conhecimento que o atleta tem dos conteúdos do futebol.
É importante e fundamental que durante o treino os atletas consigam reflectir sobre cada decisão que toma durante o treino e a ler as imprevisibilidades que o jogo proporciona, podendo assim antecipar as respostas necessárias e resolver mais rapidamente os problemas que ocorrem durante o jogo.
Tudo isto só é conseguido quando o treino tem situações simuladas da realidade do próprio jogo, criado em exercícios competitivos, que levem os atletas a tomar decisões em espaços curtos de tempo perante o jogo que está em constante mudança, é importante reflectir sobre o que fazem, como o fazem e o que podem fazer para melhorar, sempre dispostos a servir os interesses colectivos.
O treino deve criar as rotinas necessárias ao nosso jogo, criar a nossa identidade em campo.

Sem comentários: