Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 7 de abril de 2009

A SOLIDÃO DE UM GUARDA-REDES

O lugar de guarda-redes é muito diferente dos restantes numa equipa de futebol, quando falo da solidão não me refiro só ao facto de durante o jogo o guarda-redes ter uma posição especifica dentro do terreno de jogo, refiro-me também aos treinos, trabalha afastado dos colegas, trabalha debaixo de uma forte concorrência com o colega de posto e tem que aguentar a pressão que a titularidade trás porque sabe de antemão que tudo depende de si, desde a equipa, a sua titularidade que está dependente ou não dos seus erros e os guardas redes sofrem de uma incompreensão geral que é o facto de um grande jogo não ser reconhecido e uma má actuação pode levar ao ostracismo, embora cada vez mais a importância do guarda-redes seja reconhecida.
Mentalmente o guarda-redes tem que ser muito forte, a competição entre os guarda-redes pela titularidade pode ser brutal, quantas vezes estão lado a lado no treino tentando fazer melhor que o colega, com níveis de concentração elevadíssimo tentando fazer tudo perfeito de modo a ser a escolha do treinador sabendo que ao conquistar o lugar muito dificilmente será substituído, o que depois trás a pressão de manter a titularidade, como se vê um guarda-redes que seja mentalmente débil dificilmente triunfará.
Essa força mental passa por trabalhar de forma contínua quer seja titular ou suplente, seja para consolidar a sua posição seja para alterá-la, com este trabalho sistemático mantém a atenção e concentração nos seus objectivos desportivos, não deve demonstrar as debilidades psicológicas e sabemos que todos as tem, mas no treino deverá mostrar-se forte e disposto a tudo o que o treinador lhe peça para que o treinador sinta que pode confiar nele, apesar de suplente e estar interiormente insatisfeito deve manter uma atitude positiva e de equipa, devem deixar de lado os conflitos pessoais para não criar mau ambiente no grupo e sobretudo um guarda-redes suplente nunca deve ter ou criar objectivos impossíveis para não criar insatisfações desnecessárias.
Um guarda-redes terá sempre que se debater com esta solidão mas também lembra-se que é o elemento fundamental do jogo, pois sem guarda-redes nenhum jogo se iniciará, mas seria interessantes comentários dos guarda-redes leitores deste blog, deixo esse desafio.

4 comentários:

armando keeper disse...

olha mister eu acho que o importante para nos é sentir a confiança do treinador, quer seja titulae ou sulplente, é importante sentir essa confiança, de resto concordo, se não formos psicologicamente forte nao temos hipoteses, muitas vezes e duro estar no treino e ver as coisas sair melhor a meu colega, desmoraraliza um pouco, mas ai á que reagi.
abraçao pa voc~e

Luis Manuel disse...

bem joao, parabens pelo tema, como sabes fui guarda-redes e sou treinador de guarda-redes, sempre foram elementos que eram deixados á parte mas felismente que hoje os clubes reconheceram a sua importancia e cada vez mais a sua preparaçao é especifica, e a evoluçao natural das coisas.
considero que tens razão quanto á mentalidade que um guarda -redes deve possuir, como se diz na giria, ou é maluco ou é maricas :) mas a mentalidade terá que ser muito forte para triunfar!
abraço

Carlos Rodrigues disse...

É um tema do qual não estou muito a vontade para falar, pelo menos como o Luis, mas sem duvida que a qualidade mental de um guarda-redes e a sua principal arma, basta olharmos um pouco para o que se passou com o Quim, levou tambem algum tempo a recuperar sobretudo psicologicamente, e penso que foi a pressao de ter chegado a titular da selecçao que o levou a abaixar de forma!
abraço

Caçador Furtivo disse...

Sou um apaixonado pelo futebol, mas os meus conhecimentos técnicos e tácticos, limitam-se à visão do adepto treinador de bancada ou de sofá. Penso no entanto que dada especificidade do lugar, ser guarda redes deve ser "lixado".
Mas considerando o titulo do post, e naturalmente com algum humor, acho que a solidão do guarda redes, é benéfica para o mesmo, pois significa que os avançados contrários, não estão por perto.

Um abraço a todos os guarda redes, e uma pascoa feliz para todos os leitores do Blog.